CADA QUAL, UMA FUNÇÃO!

                            Você atua na Liturgia? Qual sua função?
                        As pessoas que se ocupam dos ministérios litúrgicos precisam trabalhar, juntas, pelo mesmo objetivo: favorecer a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais.
                        Atuar em conjunto não é impor suas próprias ideias, nem se sujeitar às imposições do outro. É muito mais que isso. Requer diálogo, partilha e, principalmente, respeito mútuo.
                        O ideal é que os membros de uma equipe de celebração estudem o tema proposto, reflitam e se reúnam, com antecedência, para prepara-la, cada um cuidando da parte que lhe compete. É assim que orienta a Instrução Geral do Missal Romano:

“(...) antes da celebração, o diácono, os leitores, o salmista, o cantor, o comentarista, o grupo de cantores saibam exatamente cada um qual ação lhes compete, para que nada se faça de improviso, pois a harmoniosa organização e execução dos ritos muito contribuem para dispor os fiéis à participação da ação litúrgica”. (IGMR 352)
                       
                        Se cada ministro reconhecer sua atribuição, terá consciência de que ela termina exatamente onde começa a do outro e, em consequência, saberá respeitá-lo.
                        E mais, se investir no aperfeiçoamento técnico de seu ministério e estudar os documentos da Igreja sobre liturgia, sua equipe certamente conduzirá a assembleia à ativa participação, favorecendo a edificação da Igreja em comunidades vivas e orantes.
                        Lembremo-nos, pois, de São Francisco de Assis, que, de forma simples e objetiva, nos ensina um princípio fundamental para o fiel desempenho de nossa missão: “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem!”