CHAMADOS A EVANGELIZAR COM ARTE

                        Deus confia a alguns a vocação especial de ser artistas e os chama a colocar seus talentos a serviço do próximo e da comunidade.
                        Quem, numa celebração, nunca se sentiu tocado por uma música, uma encenação teatral ou uma bela imagem? De fato, a arte consegue captar os vários aspectos da mensagem, transformando-os em sons, cores, formas, que atraem a atenção de quem os ouve e vê.
                        Mas essa beleza não faria nenhum sentido e não atingiria de tal modo o coração das pessoas se ela não tivesse em Deus o seu início e seu ápice. Explico melhor. Se o artífice, ao exercer seu ministério, estiver em sintonia com os desígnios do Altíssimo, a beleza de sua arte será o meio para atrair as pessoas ÀQUELE QUE É a verdadeira fonte e inspiração de todas as formas de expressão artística.
                        É por isso que a arte é um forte instrumento de evangelização, sobretudo na Liturgia. E é por isso, também, que a Igreja há muito vem fazendo um apelo aos artistas. Nosso amado Papa João Paulo II, no ano de 1999, afirmava que “(...)a beleza é a vocação a que o Criador o chamou com o dom do ‘talento artístico’(...) (Carta do  Papa João Paulo II aos Artistas, Ed. Paulinas, 1999)
                        Muito antes disso, na conclusão do Concílio Vaticano II (1965), foi dirigida aos artistas uma mensagem que continha certo teor de preocupação: “O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero(...)” (Mensagem do Concílio aos Artistas-Dez/1965).
                        Hoje, o mundo ainda continua a necessitar de homens e mulheres que receberam a tarefa de tornar visível a expressão do bem, através da arte. Talvez seja você um deles, de quem Deus aguarda a resposta ao convite que Ele incessantemente faz: “Segue-me”!