SEU MINISTÉRIO É COMPLETO?


Muitos grupos de música são, às vezes, indagados dessa forma. Também já ouvi músicos católicos afirmarem que, para o seu grupo ser completo lhe falta mais um instrumento ou outra voz no coro etc.

Sinceramente, acho impossível responder a esta pergunta, sem antes definir: “o que é um grupo (ou ministério) completo?”. Bom, aí depende do ponto de vista de quem assim falou.

Algumas pessoas ainda têm apenas a visão quantitativa de um grupo, isto é, pensam que, quanto mais integrantes (guitarra, violão, teclados, baixo, vocais, bateria) para executar a música, melhor ela ficará.

Entretanto, não é bem assim. Pode haver grupos com muitos integrantes e sem nenhum entrosamento; outros, com apenas três ou quatro, conseguem plenamente cumprir a missão a que se destinam.

O importante mesmo é que cada músico tenha consciência de que Cristo é o centro da nossa fé e, portanto, é também o centro da nossa música. De nada adianta haver muitos instrumentos ou muitos cantores, se TODOS ELES não estão voltados para a mesma direção (o Cristo), conscientes de que nossa missão é MINISTRAR A MÚSICA, levando as pessoas a orar por meio dela. Digo “todos”, porque um “desafinado” na fé, poderá atrapalhar toda harmonia do grupo.

Além disso, a música cristã se expandiu muito e temos hoje na Igreja abertura para os mais variados estilos musicais, desde que, é claro, favoreça a participação da assembleia. Conforme o estilo adotado pelo grupo, nem sempre são necessárias tantas pessoas para ministrar música com qualidade e, principalmente, com oração. Por isso, se você é iniciante na música católica ou tem dúvidas sobre como deve ser a formação de um grupo, sugiro:


 não se preocupe com a quantidade de instrumentos ou vozes: invista no que Deus lhe confia para o exercício do ministério no momento presente;

 descubra o estilo musical de seu grupo e ensaie bastante, valorizando este estilo;

 procure aperfeiçoar-se e incentivar os demais integrantes a também se aperfeiçoarem musicalmente;

 estude liturgia, e, sobretudo...

 ...reze muito na intenção do ministério. Esteja certo de que, se permanecer no Senhor, Ele cuidará de tudo, até mesmo mostrará quando é necessário e oportuno aumentar (ou diminuir) integrantes.



Em minha experiência como ministro de música, tenho constatado que não importam quantos ou quais são os componentes do grupo. O primeiro a “participar” deve ser JESUS CRISTO. Será que não é ELE o integrante que seu ministério está procurando para ser verdadeiramente completo?...