Cantos para o Tempo de NATAL - Cifras

Clique abaixo em 'Mais Informações' para obter as cifras dos cantos para o Tempo de NATAL.

Cantos para o Tempo do ADVENTO - Cifras

Clique em 'Mais Informações' para obter as cifras dos cantos para o Tempo do Advento.

OFICINA DE MÚSICA LITÚRGICA

“ACLAMAI O SENHOR DEUS!”


                        Atualmente, tem sido muito comum entoar os responsórios em nossas liturgias. Isso é excelente, pois os salmos, de fato, devem ser sempre cantados, respeitando-se, é claro, as orientações pertinentes para bem o fazer. O que muitos talvez não saibam é que o responsório não é o canto mais importante na Liturgia da Palavra, mas sim o canto de aclamação ao Evangelho.
                        E por quê? Simplesmente porque no Evangelho é o próprio Jesus quem nos anuncia a boa-nova para nossa vida. É a Palavra da Salvação! Imagine se pudéssemos estar em cada uma dessas passagens que o Evangelho nos descreve, e que tivéssemos a missão de “fazer o acolhimento”, através de uma música, para o seu discurso. Como o faríamos?       Penso que seria um motivo de grande honra e certamente um momento de grande alegria não só para o Ministro de Música, mas também para todo o povo presente.
                        Ora, temos o privilégio de poder fazer isso todos os dias do ano (exceto na sexta-feira santa): sermos “pré-anunciadores” do Cristo, quando cantamos para aclamar ao Evangelho. Por isso, há algumas orientações sobre a melhor maneira de se entoar este canto em nossas celebrações.
                        Segundo a Instrução Geral sobre o Missal Romano, sempre deve conter o “Aleluia” exceto no Tempo Quaresmal. Isso porque essa palavra, que vem do hebraico (Hallelu-Jah), significa “louvai ao Senhor!”, expressão muito adequada para este momento litúrgico. “É cantado por todos, de pé, primeiramente pelo grupo de cantores ou cantor, sendo repetido, se for o caso; o versículo, porém, é cantado pelo grupo de cantores ou cantor”. (IGMR, nº 62)
                        Já a melodia precisa ser alegre e festiva, demonstrando uma verdadeira alegria em saudar o Senhor que nos falará. Para tanto, vale o uso de todos os instrumentos possíveis, inclusive os de percussão, sempre lembrando que é a voz que carrega a mensagem da música e, portanto, é esta que deve sobressair.                                  A CNBB recomenda que se repita o “Aleluia!” após a Proclamação do Evangelho, como já ocorre em alguns lugares. Também é importante lembrar que muitos cantos contêm “Aleluia”, mas nem por isso são adequados a aclamar o Evangelho. O ideal é cantar o refrão do “Aleluia”, um solista entoar a antífona do dia (normalmente um versículo do Evangelho a ser proclamado), seguido novamente do refrão, para encerrar.
                        Finalizando, lembro que há celebrações com caráter mais solene, nas quais se costuma fazer, durante o canto, a procissão do Evangeliário* (normalmente curta, indo da mesa principal até a mesa da Palavra). Para essas ocasiões, fica bem um canto menos “apoteótico” e mais solene, mas sem nunca perder a alegria em acolher o Cristo Jesus que nos fala no Evangelho.


VOCÊ SABIA?
EVANGELIÁRIO é o livro que contém os trechos dos evangelhos para os domingos e festas do Ano Litúrgico. É levado no início da celebração e mantido sobre o altar até o momento de aclamação ao Evangelho, quando é feita uma breve procissão até a Mesa da Palavra.